Bem vindos

Depois de alguns anos de pesquisa na região, que inclui os municípios de Catu, Pojuca e São Sebastião do Passé, resolvi disponibilizar parte dos dados (imagens, sons, mapas, informações...) de nossas pesquisas. A intenção é disponibilizar informações para a comunidade local e despertar o interesse pela biodiversidade na região, tão ameaçada e ainda pouco estudada. Muitos ficarão surpresos com as informações que divulgaremos por aqui, principalmente em relação às espécies da flora e fauna que ainda habitam as nossas florestas.

A maior parte dos estudos na região foi realizada no âmbito do Projeto Olho-de-fogo-rendado: Estudo e Conservação, da ABCRN (Associação Baiana para Conservação dos Recursos Naturais). Sem o apoio de muitos parceiros as ações desse projeto não seriam possíveis, e entre eles destacamos o Critical Ecosystem Partnership Fund (CEPF) – chamado no Brasil de Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos, Fundação Biodiversitas, CEPAN (Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste), Fundação O Boticário de Proteção a Natureza, Halliburton, RSPB (Royal Society for the Protection of Birds), SAVE Brasil e a Aliança para Conservação da Mata Atlântica. Uma aliança importante entre a ABCRN e o Instituto Amuirandê ampliaram algumas ações de conservação na região.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Poesias, Contos e outros

     As postagens com esse título, "Poesias, Contos e outros", serão destinadas a divulgação de trabalhos literários em todas as suas formas (poesia, conto, crônica, etc) a respeito da cena ecológica (fauna e flora) da região.

Na primeira postagem desse título:


OS FLAMBOIANS ESTÃO FLORIDOS

A chama vegetal devorando o verde,
Orgia rubra devorando a paz deste crepúsculo.
Poinciana régia,
Flor do paraíso,
Labaredas de sol crestando ninhos,
Os flamboyans estão floridos.

Verde e escarlate,
Mais escarlate que verde
É como um incêndio no mar!
Na multidão indiferente,
Apenas a criança olha.
Os flamboyans são para os pássaros.

             Homens práticos

Parai vossos computadores.
Mágicos poetas,
Sacerdotes,
Homens públicos
E mulheres publicadas.
Vagabundos,
Viciados e ladrões
E lânguidas prostitutas
Que investis na noite o ouro de vossas vidas,
Esquecei por um instante a vossa loucura
E correi de mãos dadas para a praça.
Vinde e olhai o céu
Que há um jardim de fogo plantado no azul
Os flamboians estão floridos.

N. A. Johnson*
* O autor do poema também é o responsável por este espaço. Se você tem algum material que se enquadre no perfil, envie-nos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário